sexta-feira, 11 de maio de 2007

e-08

Pesquisa 1.
O CONCEITO DE IMITAÇÃO NA PINTURA
RENASCENTISTA E IMPRESSIONISTA

Resumo: O trabalho pretende discutir o significado e o alcance da ruptura da pintura
Impressionista do século XIX com a Renascentista do Quattrocento, em função de seus
conceitos de imitação e expressão da realidade e do real; comparar os esquemas de
composição, os sistemas de figuração, as expressões plásticas, as representações de
espaço e as conquistas de novas técnicas e, finalmente, mostrar que a pintura não é
uma representação do real, mas uma expressão da interação mundo-artista.
Palavras-Chave: Mimese. Quattrocento. Impressionismo.
Abstract: The work intends to discuss the meaning and the reach of the rupture of the
painting Impressionist of the century XIX with Renascentist of Quattrocento, in function of
its concepts of imitation and expression of the reality and of the real; to compare the
composition outlines, the figuration systems, the plastic expressions, the space representations
and the conquests of new techniques and finally to show that the painting is
not a representation of the real, but an expression of the interaction world-artist.
Key word: Mimese. Quattrocento. Impressionism.

http://www.ufsj.edu.br/Pagina/metanoia1/Arquivos/tereza4.pdf


Pesquisa 2.

O CONCEITO DE IMITAÇÃO NA PINTURA RENASCENTISTA E IMPRESSIONISTA

Resumo: O trabalho pretende discutir o significado e o alcance da ruptura da pintura Impressionista do século XIX com a Renascentista do Quattrocento, em função de seus conceitos de imitação e expressão da realidade e do real; comparar os esquemas de composição, os sistemas de figuração, as expressões plásticas, as representações de espaço e as conquistas de novas técnicas e, finalmente, mostrar que a pintura não é uma representação do real, mas uma expressão da interação mundo-artista.
Palavras-Chave: Mimese. Quattrocento. Impressionismo.
Abstract: The work intends to discuss the meaning and the reach of the rupture of the painting Impressionist of the century XIX with Renascentist of Quattrocento, in function of its concepts of imitation and expression of the reality and of the real; to compare the composition outlines, the figuration systems, the plastic expressions, the space representations and the conquests of new techniques and finally to show that the painting is
not a representation of the real, but an expression of the interaction world-artist.
Key word: Mimese. Quattrocento. Impressionism.

http://www.ufsj.edu.br/Pagina/metanoia1/Arquivos/tereza4.pdf

Pesquisa 3.
Epilepsia e arte: relação, interação ou conseqüência


RESUMO
Objetivo: Este artigo tem como objetivo revisar envolvendo epilepsia e arte, mostrando o sofrimento, alegria, criações e adversidades destes com epilepsia.
Métodos: Revisão bibliográfica (Medline, Lilacs), selecionando aspectos sobre epilepsia e arte.
Conclusão: O texto discorre sobre a vida e obras grandes nomes da arte que tiveram suas vidas
e influenciadas pela epilepsia; e suas manifestações sociais, psíquicas e físicas.
UNITERMOS: EPILEPSIA/historia; ARTE; TRANSTORNOS PSICÓTICOS; ATAQUE; MANIFESTAÇÕES NEUROCOMPORTAMENTAIS; CRISES CONVULSIVAS.
ABSTRACT
Objective: This article aims to revise studies involving epilepsy and art, showing the suffering, joy, creations and adversities of these artists with epilepsy.
Methods: A revision of bibliography (Medline and Lilacs) was done , selecting aspects on epilepsy and art.
Conclusions: This article is about the life and works of great names in art who had their lives marked by epilepsy and it’s social, psychological and physical manifestations.
KEY WORDS: EPILEPSY/history; ART; PSYCHOTICDISORDERS; NEUROBEHAVIORAL MANIFESTATIONS; SEIZURES.
http://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/ojs/include/getdoc.php?id=169&article=41&mode=pdf

Pesquisa 4.
Ciência e arte: relações improváveis?

RESUMO
Este artigo discute as relações entre ciência e arte, principalmente entre física e pintura, com o objetivo de apresentar uma abordagem cultural para a ciência. Dessa forma, entendemos que a compreensão dos conteúdos da ciência torna-se mais significativa. Abordamos diferentes momentos da história desde a revolução científica até o século XX. As relações aqui salientadas não buscam uma relação causal entre ciência e arte, mas sim uma visão mais significativa do que é o processo de construção do conhecimento. Assim, a ciência se desnuda para nós como parte da cultura e pode nos ajudar a compreender melhor o processo histórico que nos trouxe até aqui.
Palavras-chave: história da ciência; arte; história da física; surrealismo; impressionismo; cubismo; mecânica quântica; relatividade.
ABSTRACT
With the goal of presenting a cultural approach to science, the article discusses relations between science and art, especially between physics and painting. From this standpoint, we can see how understanding the substance of science becomes more important. Different moments in history are examined, from the scientific revolution down through the twentieth century. The relations highlighted herein are not chosen in an effort to undercover a causal relation between science and art but to arrive at a more meaningful understanding of how knowledge is constructed. Science is thus revealed to be part of culture, which can help us better understand the historical process through which we have come to this point.
Keywords: history of science; art; history of physics; surrealism; impressionism; cubism; quantum mechanics; relativity.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010459702006000500005&script=sci_arttext&tlng=in

Nenhum comentário: