quinta-feira, 3 de maio de 2007

c-) O que é o google-labs? Escolha alguma das coisas que estão sendo desenvolvidas no google-labs e descreva no seu website.
Seria um lugar do google no qual estão disponíveis alguns recursos novos, ainda em fase de experimentação, nele você pode utilizar esses recursos e mandar suas opiniões e sugestões para o aprimoramento desses recursos. Um exemplo é o Google Reader, o agregador do google, como já descrevemos na atividade anterior.

FUNÇÃO "Todo site tem duas partes distintas: a informação e a apresentação. No caso específico de um blog temos os posts e o template. Nós, humanos evoluídos e inteligentes, conseguimos facilmente diferenciar uma coisa de outra quando lemos um site. Mas para um computador que lê o HTML bruto é praticamente impossível saber qual HTML é do conteúdo e qual é a decoração do site. Por isso é difícil para um programa ser capaz de diferenciar quando um site foi atualizado de quando, por exemplo, um banner de propaganda ou um contador de vistas e comentários foram alterados. Por essas e outras dificuldades (várias outras que não nos interessam muito neste texto) inventaram o formato RSS que é, basicamente, um arquivo texto (XML) organizado de maneira a informar as últimas atualizações no conteúdo e apenas no conteúdo de um site. Desse modo programas diversos podem acessar esses arquivos e descobrir quando um site tem conteúdo novo. É aquele velho conceito de push dos primórdios da Internet mas que, na época, não pegou por ser burocrático demais. (e por causa das lentas conexões discadas) Desde a invenção do RSS apareceram outros formatos e maneiras de acessar o conteúdo de um site, como o RSS 2.0 e o Atom. Todos eles - no que diz respeito ao usuário final - fazem basicamente a mesma coisa. Há quem prefira um ou outro e praticamente todos os programas aceitam mais de um formato. O nome genérico desse mecanismo é feed: uma maneira simples de outros programas (incluindo aí outros sites) usarem o conteúdo do seu site.

Nenhum comentário: